Estilo de vida

Como funciona o método sleeve na cirurgia bariátrica?

Já ouviu falar no método Sleeve? Conheça agora algumas das técnicas mais comuns da cirurgia bariátrica e entenda como ela funciona!

Já ouviu falar no método Sleeve? Ela é mais uma das diversas técnicas utilizadas com o objetivo de ajudar pessoas que precisam se submeter a cirurgia bariátrica. 

E, nesse caso, esse método é bastante conhecido devido ao seu potencial de resultados, sendo conhecido por ser bastante eficiente, sendo inclusive um dos procedimentos mais comuns aprovados pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). 

No entanto, ainda sim há muitas dúvidas sobre o procedimento, principalmente em relação a como esse método funciona, devido a algumas particularidades que ele possui. 

Para te ajudar a solucionar esse problema, a seguir separamos tudo sobre como funciona o método sleeve na cirurgia bariátrica e as suas principais vantagens.

Como funciona o método sleeve?

A técnica Sleeve é considerada uma das menos invasivas pois não exige a abertura do abdome. Ela acontece por vídeo, e com apenas três pequenos furos na barriga é possível realizar todo o procedimento. 

No método Sleeve o estômago é cortado verticalmente, retirando assim toda a parte esquerda do órgão. Isso reduz o seu tamanho significativamente e impede a ingestão de grandes porções de alimentos.

Pacientes com obesidade possuem um estômago alargado, o que aumenta a sua ingestão de alimentos, onde consequentemente a fome dessa pessoa se torna maior, não por necessidade, mas para a saciedade do corpo. 

A redução do tamanho do estômago realizada na técnica Sleeve torna o consumo muito menor. Assim o paciente consegue perder peso de maneira mais rápida e, se seguir as orientações, definitiva.

Quem pode fazer o procedimento?

Nem todas as pessoas que tiverem interesse, poderão realizar o procedimento. Dessa forma, estamos falando de um procedimento indicado, em muitos casos, para situações onde a perda de peso natural já não é possível.

Esse tipo de cirurgia é indicada para pessoas com obesidade mórbida, ou seja, com IMC superior a 50 kg/m². Pessoas com IMC acima de 35kg/m² e com doenças associadas também podem realizar uma cirurgia bariátrica do tipo sleeve, desde que recomendado por um médico especialista.

As doenças mais comuns, segundo especialistas, nesses casos são: diabetes, doenças cardíacas e problemas respiratórios

Após a primeira consulta o paciente precisa procurar ajuda com um nutricionista e psicólogo para se preparar para o procedimento. Somente com todas essas comprovações é que o cirurgião poderá indicar a cirurgia Sleeve para o paciente.

Quais os riscos da bariátrica sleeve?

Assim como todo procedimento cirúrgico, o método sleeve também possui riscos e os pacientes precisam ficar cientes disso antes de realizá-lo. 

Alguns dos principais riscos são: 

Deficiências de vitaminas e minerais

Algumas vitaminas e minerais são absorvidas no estômago, então retirar uma parte desse órgão pode causar deficiência desses nutrientes. 

Assim, para evitar problemas mais graves, é necessário ingerir suplementos de acordo com a orientação do seu médico.

Refluxo gástrico

É comum que alguns pacientes desenvolvam fístulas após a cirurgia bariátrica, porém no método Sleeve o tratamento desse problema é mais difícil, o que pode causar refluxo gástrico.

Procedimento não reversível

Diferente das técnicas de balão gástrico, na técnica Sleeve não existe a possibilidade de reverter o procedimento. Assim o paciente precisa conhecer muito bem os riscos para não haver arrependimento.

Qual o valor de uma bariátrica sleeve?

Primeiramente, você precisa saber que o preço da bariátrica do tipo sleeve pode variar bastante, dependendo do local, profissional que vai realizar e até mesmo região. 

No entanto, em média, a cirurgia custa em torno de R$40.000,00 com a internação. 

Porém, também é preciso planejar os gastos com exames pré e pós-operatório e com toda a alimentação, medicação e suplementação que serão necessárias após a cirurgia. 

Quem possui convênio médico pode conseguir cobertura total ou parcial do procedimento, mas ainda terá os gastos com a recuperação.

Quem faz sleeve sente fome?

É normal que nos primeiros meses após a cirurgia o paciente não sinta fome, mesmo comendo pequenas porções de alimentos. 

No entanto, com o passar do tempo a fome volta com menos intensidade que antes do procedimento. 

Esse costuma ser o principal medo de quem faz a cirurgia bariátrica, o medo de sentir fome e voltar a comer grandes quantidades. 

Por fim, para evitar esse tipo de problema é necessário manter o acompanhamento com o médico, psicólogo e nutricionista.

Related Articles

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button