Tecnologia

Como funciona a pós bariátrica? O que precisa fazer?

Story Highlights
  • Conhecimento é poder
  • O Futuro do possível
  • Hibs e os fãs do Ross County na final
  • Dica do dia: Aquele homem de novo
  • Hibs e os fãs do Ross County na final
  • Atenção perigo de falta de corte

Entender como funciona a pós bariátrica é um dos processos mais importantes após a realização do procedimento cirúrgico, pois só isso consegue garantir uma recuperação saudável e uma perda de pessoa adequada.

Até porque, o processo após a cirurgia bariátrica requer diversos cuidados que envolvem aspectos psicológicos, nutricionais e dentre outros.

Segundo o Portal do Dr. Drauzio Varella: “é preciso falar dos cuidados pós-cirurgia bariátrica que devem ser tomados para evitar complicações e efeitos colaterais.”

Entenda a seguir como funciona a pós bariátrica e tenha noção dos principais cuidados que precisam ser realizados para garantir bons resultados.

Como funciona a pós-bariátrica?

Assim como toda cirurgia, o organismo e o seu corpo precisam se adaptar às mudanças e começar a “acostumar” com o novo funcionamento.

No caso da pós-bariátrica, o paciente precisará realizar algumas medidas no curto, médio e longo prazo, tanto para manutenção da perda de peso, como também para readaptar o organismo.

Novas rotinas relacionadas a nutrição, alimentação, atividades físicas e dentre outras precisam ser adaptadas a vida do paciente, para garantir uma boa recuperação.

Como é o pós-operatório da cirurgia bariátrica?

Primeiramente, após sair da sala de cirurgia, o paciente ficará algumas horas refém dos efeitos da anestesia que devem ir saindo no decorrer das horas.

Porém, diferente de alguns outros procedimentos, no pós-operatório, o paciente em muitos casos já tem autonomia própria para sentar, levantar e até mesmo ir ao banheiro. É recomendado um acompanhamento nas primeiras horas, apenas para reduzir riscos.

Em seguida, nas primeiras 12 a 24 horas após o procedimento, o paciente começa a fazer a ingestão de líquidos, esses que vão começar a ingestão nutricional e que também podem conter medicamentos para ajudar nas reduções das dores decorrentes do procedimento.

Durante os primeiros dias do pós-operatório, segundo o Cirurgião Geral e Bariátrico Luiz Gustavo, o paciente deve fazer uma ingestão de 2 litros de líquido em 24 horas.

Você como paciente, deverá realizar esse procedimento para evitar complicações, como desidratação, cálculos renais e dentre outros.

Por fim, no pós-operatório também se deve realizar reposição de vitaminas, onde os pacientes devem fazer o consumo para evitar déficits. As vitaminas geralmente mais indicadas são:

·         Ácido fólico;

·         Tiamina;

·         Complexo B;

·         Ferro;

·         Vitamina D e cálcio elementar (principalmente para pacientes mulheres).

Como funciona a alimentação pós-bariátrica?

Após um certo período, o médico começará a indicar a ingestão de alimentos mais sólidos, saindo aos poucos do consumo de apenas líquidos.

Nesse processo, o médico começará a indicar alguns alimentos sólidos de pequenos volumes, como caldos de verduras, carnes moles, sucos não ácidos e outros.

Conforme a resposta do organismo do paciente, a alimentação vai sendo alterada, colocando alimentos mais pastosos, sempre sendo indicado aqueles que sejam mais nutritivos, proteicos e saudáveis.

A alimentação é muito importante para garantir uma perda de peso contínua e saudável no paciente.

Atividades físicas e acompanhamento psicológico no pós-bariátrica

Além da parte referente a alimentação e nutrição, a atividade física e o acompanhamento psicológico, principalmente nos estágios iniciais, são de grande importância.

Primeiramente, após a cirurgia é indicado práticas leves de atividade física, realizadas no próprio hospital, como pequenas caminhadas.

Depois de um certo tempo, o médico poderá indicar uma rotina de exercícios leves e moderados ao paciente, a fim de que ele possa ter um estilo de vida mais saudável.

O acompanhamento psicológico pós bariátrica também é muito importante, devido a cirurgia proporcionar uma mudança de vida completa na vida do paciente, o que pode gerar inseguranças e dentre outros problemas, principalmente nos primeiros meses.

Por fim, esse processo também é de grande importância para os resultados do paciente.

Related Articles

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button