A cirurgia laparoscópica é uma alternativa aos procedimentos tradicionais, e por esse motivo, vem se tornando cada dia mais popular. Através dessa técnica os profissionais conseguem excelentes resultados com menores riscos.
No entanto, assim como os outros tipos de cirurgias, você precisa ter ciência que essa possui suas particularidades, não sendo indicado para todas as situações.
Mesmo assim, hoje a maioria dos casos possuem indicação de cirurgia laparoscópica.
A grande versatilidade da técnica a torna uma ótima opção em muitos casos, reduz os riscos durante o procedimento e ainda o tempo de duração da cirurgia.
Por fim, se você está pensando em realizar uma cirurgia laparoscópica, conheça mais sobre essa técnica inovadora.
O que é uma cirurgia feita por laparoscopia?
Muitas pessoas pensam que a laparoscopia é um tipo de cirurgia, mas na verdade ela é uma técnica utilizada em diferentes procedimentos.
Basicamente esse procedimento, são exigidos apenas 3 ou 6 pequenos furos na região que será operada, e nesses furos são introduzidas câmera e os instrumentos necessários para o procedimento.
O procedimento serve para obter imagens e buscar garantir um procedimento correto e eficiente, diminuindo os riscos de complicações.
Segundo a Fiocruz, hoje já foram desenvolvidos até mesmo robôs para auxiliar a cirurgia laparoscópica. Ou seja, o procedimento vem se tornando ainda mais simples e eficaz.
Quem deve fazer laparoscopia?
A cirurgia laparoscópica é indicada para procedimentos de remoção de órgãos inflamados, como apêndice, vesícula biliar e até mesmo baço.
Além disso, você também poderá presenciar ela sendo indicada para outros procedimentos como retiradas de tumores, cirurgias bariátricas e outros.
Não há contra indicação para esse tipo de procedimento. O principal motivo é a técnica minimamente invasiva, que oferece mais conforto para o paciente e reduz os riscos.
Qual o risco de uma laparoscopia?
Os riscos da cirurgia laparoscópica são os mesmos oferecidos por qualquer outro tipo de procedimento cirúrgico,como, por exemplo, reações à anestesia, hemorragias, lesões de tecidos, perfuração de órgãos e ainda infecções pós-operatórias.
No entanto, todos esses riscos são menores do que os apresentados em casos de cirurgias mais invasivas, com abertura do abdômen, por exemplo.
As chances de infecções são menores, assim como o risco de causar danos em outros órgãos.
O que é videolaparoscopia e para que serve?
A videolaparoscopia é uma técnica usada principalmente para diagnósticos de doenças como endometriose, inflamação vesicular ou alguns tipos de câncer.
O procedimento é realizado através de uma câmera introduzida em um dos pequenos furos criados especificamente para o exame ou cirurgia e essa câmera permite que o profissional faça uma análise mais detalhada da região e realize os procedimentos com maior exatidão.
Quantos dias de repouso após laparoscopia?
O tempo de recuperação após uma cirurgia laparoscópica varia de acordo com o procedimento realizado.
Esse tempo de repouso pode durar de uma semana a um mês, dependendo da grandeza da cirurgia.
Por ser um procedimento pouco invasivo é comum pensar que sua recuperação seja menor. No entanto, os cuidados devem ser iguais aos da cirurgia tradicional, afinal ainda aconteceu uma intervenção interna.
Qual o valor de uma cirurgia de laparoscopia?
Uma cirurgia laparoscópica pode custar entre R$5.000,00 a R$40.000,00. Isso porque, o valor será de acordo com o procedimento realizado, ou seja, o preço da retirada de uma vesícula biliar inflamada não é o mesmo do tratamento de endometriose.
Por isso, o melhor é procurar um profissional especialista no tipo de cirurgia que você necessita e que também tenha prática com cirurgia laparoscópica.
Assim, você garante o sucesso do seu procedimento.
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.