Alimentos

Dieta líquida pós cirurgia bariátrica é realmente eficiente? Como funciona?

Você já ouviu falar sobre a dieta líquida? Conheça tudo sobre a rotina alimentar pós bariátrica e confira seus benefícios.

Ainda que os resultados da cirurgia bariátrica saltem aos olhos logo após o procedimento, é de importância que o paciente adquira uma rotina de hábitos saudáveis que potencialize seus resultados, incluindo sua dieta alimentar, que deve ser exclusivamente líquida nos primeiros dias do pós-operatório.

Dessa forma, a intenção desse tipo de reabilitação alimentar é que o organismo do paciente se adapte ao novo tamanho do seu estômago, agora reduzido.

Porém, por ser uma dieta bastante incomum para muitos, pacientes têm diversas dúvidas sobre seu funcionamento, se realmente é eficiente e dentre outras coisas.

Por fim, com a finalidade de esclarecer algumas das principais dúvidas relacionadas ao tema, ao longo deste post falaremos mais sobre a dieta líquida e sua importância para pacientes em pós-operatório da cirurgia bariátrica.

Como funciona a dieta líquida e o que comer?

Primeiramente, você precisa saber que a dieta líquida pós cirurgia bariátrica é formada por duas etapas: fase líquida restritiva e fase líquida batida.

Essa “divisão” entre cada etapa varia de acordo com a evolução e limites do próprio paciente, mas, no geral, pode ser dividida da seguinte forma:

1° fase: dieta líquida restritiva

A dieta líquida inicia depois da cirurgia e dura, em média, 72 horas.

Segundo o Dr. Thales Mondes, cirurgião especialista da área, nesse período, o paciente deverá se alimentar exclusivamente por líquidos: através de pequenos goles (no máximo 20 ml) espaçados entre 3 minutos, atingindo, pelo menos, 1 litro e meio em um intervalo de 24 horas.

Os líquidos que podem ser ingeridos durante a dieta líquida, podem variar entre água, água de coco, caldos (de vegetais e legumes, carnes e afins), sucos não ácidos, chás claros e isotônicos.

Além disso, vale citar que em casos específicos, o nutricionista ou médico especializado pode indicar também o uso de suplementos proteicos em pó. Isso é dado principalmente para que o paciente consiga manter o índice de nutrientes adequado ao funcionamento regular do organismo.

Por fim, a dieta líquida restrita deve ser feita com bastante cuidado e comprometimento do paciente, uma vez que ela é a primeira responsável a adaptar o novo funcionamento digestivo ao organismo do indivíduo.

2° fase: dieta líquida batida

Logo após o tempo previsto pelo médico e de tolerância do paciente para a duração da dieta líquida restrita, é iniciada uma flexibilização.

Nesse sentido, aqui o paciente tem permissão para consumir alimentos mais “consistentes”, como por exemplo:

·         Iogurte (de preferência, light);

·         Leite (de preferência, desnatado);

·         Sopas (com os ingredientes processados no liquidificador).

Geralmente, essa fase da dieta líquida dura cerca de 3 semanas subsequentes ao procedimento cirúrgico.

Por fim, vale citar que após esse período, o paciente será adaptado a nova rotina alimentar, encaixando novos alimentos, até voltar ao consumo normal.

Como fazer a dieta líquida da bariátrica? Posso fazer sozinho?

Assim como qualquer dieta, a dieta líquida após a cirurgia bariátrica deve ser determinada por médicos especialistas e/ou nutrólogos e nutricionistas.

Assim, para que cada refeição e alimento ingerido venha a atender a necessidade do organismo, o paciente precisa passar por uma avaliação completa, isso feito somente por profissionais.

Portanto, não há uma “fórmula” certa a ser seguida ou adotada na dieta líquida, cada pessoa deve ser orientada pelos profissionais da saúde competentes e seguir o cardápio que lhe for sugerido.

Quantos kg perde na dieta líquida bariátrica?

A dieta líquida serve como uma medida temporária e adaptativa do organismo do paciente ao seu novo trato gastrointestinal.

Assim, ela vem para proporcionar uma recuperação saudável e adequada, além da queima acelerada de gordura devido à redução do estômago e, consequente, diminuição da ingestão de calorias.

Com isso, não é possível determinar a quantidade exata de kg que podem ser eliminados. Em média, pode se afirmar uma perda de 8% a 12% do peso corporal, variando conforme cada paciente.

Esse tipo de dieta realmente funciona?

A dieta líquida, assim como qualquer outra, serve como uma ferramenta contra o sobrepeso.

No entanto, ela não é milagrosa e deve ser utilizada de maneira combinada a outros hábitos saudáveis, como práticas regulares de exercícios.

Além de que o paciente deve seguir ainda as demais orientações médicas, de forma a se recuperar saudável.

Related Articles

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button