- Conhecimento é poder
- O Futuro do possível
- Hibs e os fãs do Ross County na final
- Dica do dia: Aquele homem de novo
- Hibs e os fãs do Ross County na final
- Atenção perigo de falta de corte
Possuindo uma recuperação menos dolorosa e com um tempo de internamento reduzido, a cirurgia bariátrica conhecida como banda gástrica vem sendo bastante buscada.
Nesse procedimento, é colocado uma cinta gástrica ao corpo do paciente, essa que aperta o estômago, ajudando-o a diminuir de tamanho e contribuindo para o aumento da saciedade do paciente.
Segundo informações citadas pela nutricionista Karla Leal do site Tua Saúde, pacientes que realizam a banda gástrica conseguem perder até 40% do peso em excesso.
No entanto, por ser um procedimento relativamente novo para muitos, é comum dúvidas sobre como é realizado, para quem é indicado e muitos outros.
Por fim, nesse artigo falaremos tudo sobre Banda Gástrica, cirurgia bariátrica que vem se destacando na medicina.
Como funciona a Banda Gástrica?
Primeiramente, a colocação da banda gástrica é feita em procedimento cirúrgico rápido, durando de 30 minutos a 1 hora, sendo aplicado no paciente uma anestesia geral e dura.
Para colocar a cinta gástrica, é feito um procedimento chamado laparoscopia, onde são realizados pequenos furos na região abdominal do paciente, locais onde passarão os materiais da cirurgia, como a cinta de silicone que possui formato de anel e um tubo implantado debaixo da pele, esse possibilitando realizar ajustes na cinta.
Na parte superior do estômago do paciente, a cinta faz uma divisão em duas partes com tamanhos diferentes, deixando-o em formato de ampulheta.
O uso da banda gástrica vai causar um estreitamento no estômago e criar um reservatório de baixa capacidade, trazendo saciedade ao paciente com pouca ingestão.
Quem pode colocar a banda gástrica?
A banda gástrica ajustável não é adequada para todos os pacientes, sendo indicada para pacientes adultos na qualidade de obesidade mórbida com IMC maior que 40Kg/m².
Além disso, pacientes com IMC maior que 35 Kg/m² e com doenças relacionadas à obesidade também são indicadas para esse tipo de procedimento.
Como é o pós-operatório da cirurgia gástrica?
Após a cirurgia, o paciente deve fazer uma dieta líquida durante um certo período, processo importante para cicatrização.
A cicatrização ocorre ainda no primeiro mês da cirurgia, sendo recomendado pelo menos 2 semanas de repouso intenso para que o corpo se adapte às mudanças.
Os primeiros meses após a operação são os que geralmente ocorre maior perda de peso, existindo uma perda de velocidade no decorrer do tempo após a cirurgia.
Por fim, é importante também que após a recuperação o paciente mantenha um estilo de vida saudável, com a prática regular de exercícios físicos e uma dieta saudável.
Quais os benefícios da banda gástrica?
A banda gástrica pode oferecer diversos benefícios, sendo um procedimento cheio de vantagens na sua realização, como:
· Método reversível e pouco agressivo;
· Perda de até 40% do peso inicial;
· Recuperação rápida;
· Não oferece déficit de vitaminas diferente de outros procedimentos como o Bypass gástrico;
· Não há necessidade de sutura do estômago ou secção;
· Baixa morbimortalidade operatória;
· Não traz grandes complicações às atividades diárias.
Desvantagens da banda gástrica
Algumas das desvantagens em utilizar o procedimento que envolve a cinta gástrica são:
· Tempo de vida útil da cinta limitado (5 a 10 anos);
· Baixa perda de peso a longo prazo;
· Riscos presentes no uso de corpo estranho;
· Pode ocorrer complicações a longo prazo como deslizamento da banda, complicações no reservatório;
· Mão de obra especializada.
Banda Gástrica preço?
O preço da cirurgia banda gástrica pode variar conforme o local da realização, equipe médica, tipo de procedimento e dentre outros. Sendo assim, o preço médio varia entre R$ 17 mil e R$ 30 mil.
Além disso, é importante citar que por ser um procedimento ainda não tão realizado pelas pessoas, existe uma mão de obra especializada, sendo mais encontrado nas capitais do país.
Você já conhecia o procedimento cirúrgico chamado de banda gástrica? Caso esteja interessado, consulte seu médico e estude as possibilidades de realizá-lo.
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.